quinta-feira, 3 de maio de 2007

Bravo!!!

Muita gente chiou (e com muita razão): é um absurdo!!! O Renascence Ballet não fez qualquer menção ao Dia Internacional da Dança, comemorado na semana passada, dia 29 de Abril?!! Desolée!!!

É... só nos resta o nosso pedido de desculpas. Uma data como esta jamais poderia passar em branco, em qualquer veículo midiático comissionado a promover a divulgação das Artes Ritmicas. O 29 de Abril deve receber por parte de todos os amantes da Dança a justa observação que sua dignidade merece: 29 de Abril é o dia de se lembrar com toda a Alegria e Entusiasmo que, apesar de todas as infelizes contigências que tornam nosso país um dos lugares mais inviáveis para o cultivo austero e apaixonado das Artes Coreográficas, a caravana da Dança não para, sempre levando consigo, a expressão serena de uma gente vibrante, comprometida com um "algo mais" libertador e renovante, constrangida a nunca deixar os sonhos apodrecendo entre retratos passados e expectativas frustradas. 29 de Abril é o dia para se lembrar que há dentro do panorama beletrísco brasileiro uma literatura, uma pedagogia, uma estética, uma ética, em suma, uma cena artística, forjada no estudo abnegado e na reflexão engajada, moldada, sobretudo, pela Esperança. 29 de Abril é dia para um Bravo! à toda esta Gente.

O 29 de Abril também é a oportunidade para se lembrar da figura eterna do visionário francês Jean-Georges Noverre, o primeiro grande teórico da Dança, referência crítica absoluta à todo aquele que se propõe o metier de pesquisador do gesto coreográfico. As idéias (e ideais) de Noverre, essa espécie de Rousseau da Expressão Ritmica Ocidental, atravessam os tempos, sempre instigando o apuro crítico e a renovação criadora, a superação de paradigmas engessados e a busca incansável pelo que é verdadeiramente essencial. 29 de Abril, também, é dia para um outro sonoro Bravo! à este "Pai" de nossa Arte, o pensador maior, Noverre.

Nenhum comentário: