sexta-feira, 9 de março de 2007

Verbetes para uma Enciclopédia Ritmica Brasileira: Videodança

da Wikipédia

Videodança é uma forma de dança na qual a Coreografia é composta específicamente para a câmera; para ser apresentada em formato de filme. Nela se buscam novas possibilidades expressivas da dança.
A associação entre e Dança e Cinema data do surgimento deste, mas à partir do barateamento das tecnologias de gravação digitais esta forma de arte têm se expandido e recriado com velocidade cada vez maior.
Pode-se pensá-la como um produto híbrido, nascido de um diálogo entre a dança e o vídeo, no qual estas linguagens se tornam indissociáveis; como uma obra coreográfica que existe apenas no video e para o vídeo. Diálogo da Dança e performances com as novas tecnologias, pesquisa de linguagem de câmera e de edição de vídeo
, busca de novos formatos de compor narrativas em filmes e de recriar a Dança para o formato audiovisual, a busca de uma maneira de fazer com que a Dança atinja um público maior são características e objetivos comuns em trabalhos de Videodança.
No entanto, por ser a Videodança uma forma de arte cujo volume de produção só atualmente aumentou muito e criou novos formatos, sua conceituação e classificação são ainda imprecisas e incompletas.
Difere dos Filmes de Dança por não ser um registro de uma obra coreográfica previamente existente, que deve ser readaptada para a tela para se tornar um videodança. E difere dos Videoclipes por priorizar o movimento e a intenção do filme, sem que este esteja necessariamente associado à uma música específica.

Nenhum comentário: