De 2 à 11 de março acontece em São Paulo a edição 2007 do Rumos Itaú Cultural Dança, um dos eventos do primeiro semestre do ano mais aguardados pela crítica ritmica do país. O excelente portal Idança.net está fazendo a cobertura do evento e o Renascence Ballet disponibiliza aos seus visitantes trechos das reportagens deste site. Para quem quiser acompanhar tais reportagens no próprio portal, basta acessar o endereço http//:idanca.net.
do Portal Idança.net
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A abertura oficial [do Rumos Itaú Cultural Dança] foi no dia 2 de março com uma conferência de Amálio Pinheiro e Helena Katz, doutores em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. O tema foi identidade, mestiçagem e barroquismo e como se relaciona o corpo que dança com essas questões.
Segundo Amálio, os lugares que mais concentram a mestiçagem são as periferias. “Elas são o almoxarifado da criação”, disse ele. Uma característica da mestiçagem é produzir superabundâncias, isto é, uma proliferação de elementos diferentes, criando uma espécie de tecitura. E o barroco, por sua vez, faz a ligação de elementos paradoxais, aceita muito a hipérbole e não tem medo do que é grotesco. Uma de suas principais características é a amplificação.
Já Helena, utilizando os argumentos de Amálio, propôs à platéia uma reflexão sobre as questões mais importantes que serão vistas nas obras do Rumos a partir dos temas acima. Para Katz, o corpo não está pronto…Ele se apronta. Há uma troca incessante de informação entre um corpo e o ambiente em que está inserido. “O corpo é uma mistura de alta complexidade de tudo que você carrega geneticamente e como essa condição genética ‘interage’ com o ambiente”, apontou. De acordo com Helena, todos nós somos uma enorme coleção de informações e que deve ser bem montada, como um grande mosaico mestiço. Não há nada no corpo que não seja mestiço. Em relação ao barroquismo, no corpo há uma proliferação de contrastes. E transpondo tal característica para a dança, ela é barroquizante.
Em seguida, Letícia Sekito (SP) apresentou o espetáculo E Eu Disse: para uma platéia lotada.
(in http://idanca.net)
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