quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Frevo: 100 Anos de Ritmo e Dança

Da rivalidade entre bandas rivais ao Carnaval de rua, festa nasceu como dança dos populares e era expressão de rebeldia e agitação

por Mariana Martins, do Brasil de Fato
O que para muitos não passava de uma corruptela pronunciada pelo “povão”, para outros já era a mais pura sensação do que seria, mais tarde, o nome do ritmo que melhor denomina o Carnaval de Pernambuco: o Frevo. A palavra vem de “frever”, forma como era pronunciada por muitos a palavra ferver, que por sua vez era a denominação que à época se usavam para definir a agitação das músicas executadas durante o Carnaval pelas bandas militares.
Musicalmente, o Frevo é resultado da mistura de músicas marciais, modinhas, dobrados, maxixis e polcas que ganhavam nos dias de Carnaval uma cadência mais acelerada para agitar e fazer “frever” o folião. Essa forma de executar a música foi conquistando o povo e se tornando o ritmo das ruas. As bandas militares que animavam o carnaval cultivavam uma notória rivalidade para ver quem arrastava mais foliões. Toda vez que as bandas se aproximavam umas das outras aumentavam o tom e a cadência da música, criando o Frevo, um ritmo cada vez mais rápido e contagiante. Foi também dessa rivalidade entre as bandas que nasceu a dança do Frevo.

Nenhum comentário: