quarta-feira, 11 de junho de 2008

Morre aos 91 anos bailarina espanhola Mariemma

da Folha Online

Grande nome da Dança Espanhola, a bailarina e coreógrafa Mariemma (Guillermina Martinez Cabrejas) morreu ontem (10), em Madri, aos 91 anos, em conseqüência "de uma longa doença", segundo informou sua família, que não contou o nome da enfermidade.

A artista foi intérprete do estilo clássico e recebeu o Prêmio Nacional de Dança (50), a Medalha de Ouro do Círculo de Belas Artes de Madri (51) e o Prêmio Nacional de Coreografia (55), entre outros.

Mariemma nasceu em Íscar, em Valladolid, na Espanha, em 1917. Ela se formou em Paris. Ao lado de Maria Marcé, "A Argentina", ela revolucionou o Ballet Espanhol, segundo o jornal "El País".

Assim que o Ballet Nacional de Espanha (BNE) foi fundado, ela foi chamada para criar as coreografias "Dez Melodias Vascas" e "Fandango". Ela foi eleita diretora do BNE em 1984. Seu último trabalho foi em 1989, para o centenário do nascimento de Mercê, quando desenvolveu a montagem "Triana, Fandango del Candil y Otros Fragmentos". Em 1997, foi lançado o livro "Meus Caminhos Através da Dança - Tratado da Dança Espanhola", no qual a artista apresentou sua técnica e seu estilo.

(in www1.folha.uol.com.br)

Nenhum comentário: