sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

União e Talento

Que grande noite!


Quem pôde assistir "Grace", espetáculo de encerramento das atividades letivas do Studio Arte Renascence em 2011, teve a oportunidade de conferir toda a trupe em excelente forma. Trabalhando em volta do tema que dá nome ao show - a Graça - com toda a sua carga emocional e proposta filosófica, nossa mestra Eli Ribeiro legou ao palco uma criação plena de sutilezas e transcendência. Sevindo-se de recursos visuais interessantes, Eli criou uma ambientação ritmica bem diferente do espetáculo anterior "Nuance", realizado no ano passado.


Se em "Nuance" o Renascence propunha uma reflexão sobre a figura e o sofrido métier do coreógrafo, explorando através de tons mais contidos uma dramaticidade meio que represada, em "Grace" a trilha percorrida levou à uma exuberância de cores e melodias. Se no espetáculo anterior o azul escuro, intensamente mesclado ao roxo tecia uma atmosfera outonal, em "Grace" o sol brilhava poderosamente dando vazão à explosões de contentamento e felicidade grata pela oportunidade de, apesar de todas as circunstâncias, sentir prazer em viver.


No espetáculo apresentado no último domingo ficou também marcado de modo especial a organicidade estrutural do projeto. Todas as composições levadas ao palco do Teatro São Francisco - e destaca-se que pela primeira vez em todos estes anos as peças da Tradição Clássica rearranjadas por Claudia Spinelli estavam realmente integradas ao tema, numa feliz opção por um realce maior no lirismo do Ballet do que em seu academicismo acrobático - por mais específicas que fossem, seguiam um fio temático; em todas as peças a narração dos feitos da Graça Divina se colocava com vigor, mesmo em momentos onde a sutileza do ritmo impunha certa diluição aos efeitos das dádivas celestes.

Sobre a performance dos intérpretes cabe ressaltar uma brilhante uniformidade; todos os bailarinos apresentaram grande vivacidade cênica, numa clara tentativa de suprir as possíveis perdas técnicas. Tal realidade atesta o entrosamento obtido após meses de intenso ensaio. Quem têve a oportunidade de acompanhar um dia de ensaio preparatório à grande apresentação pôde ver a incrível evolução de alguns intérpretes, sobretudo os solistas. Este suado trabalho de "engrenamento" entre o intérprete e o coreógrafo coube em muitos momentos às professoras assitentes Carina Ribeiro e Valkyria Cardoso.                 

Nenhum comentário: