por Camila do Amaral, do Pe.360graus
Enquanto a Universidade Federal de Pernambuco estuda a possibilidade de instituir o curso de graduação em Dança (com planos de abrir a primeira turma em 2009), vários outros estados brasileiros já profissionalizam seus bailarinos há um bom tempo. Sabemos que Pernambuco é considerado por muitos o berço cultural do Nordeste. Entretanto, no aspecto da profissionalização em Dança, a Bahia já está anos a nossa frente. Ao investir na formação profissional e produção de arte e cultura, a Universidade Federal da Bahia criou, na década de 50, um terreno estimulante de grande efervescência cultural.
Pioneira neste intento, a UFBA destacou-se nacionalmente por tal iniciativa inédita, delineando seu perfil de interesse nas Artes e Humanidades. Manteve-se por décadas como única no país a cumprir a função de formação profissional universitária em Dança. A Universidade estabelece duas formas de conclusão de curso e de habilitações profissionais: Licenciatura em Dança e Dançarino Profissional. Na grade curricular da graduação, constam disciplinas específicas, práticas, pedagógicas e componentes do estágio supervisionado.
Considerando recentes descobertas científicas, a UFBA está revisando certos valores tradicionais que hegemonicamente têm regido o comportamento, a percepção e a evolução humana nos últimos séculos. Um exemplo é a polêmica relação entre os conceitos de corpo e mente. A Universidade acredita que “no fundo sempre compreenderam o que recentemente têm constatado cientistas e filósofos: uma intrínseca e recíproca interação que envolve o corpo e a mente enquanto dimensões de um único sistema (continuum) na experiência e expressão humanas”.
Todavia, a UFBA oferece não só cursos de graduação, como especialização, mestrado e atividades de extensão em Dança. Ciente desse cenário, surge a dúvida: por que, com um evidente crescimento, nos últimos 10 anos, de investimentos e aprimoramento humano em Dança no estado de Pernambuco, continuamos tão carentes de profissionalização?
É interessante notar que, para quem já fez graduação ou para os coreógrafos, dançarinos, professores de dança, críticos de arte, profissionais de comunicação e áreas afins, a UFBA também oferece a opção de fazer um curso de pós-graduação em Dança. Essa é uma boa alternativa para quem quer se especializar, expandir seus conhecimentos e dar um upgrade no currículo. Segue a dica: clique no link abaixo e confira a grade do curso de especialização em Estudos Contemporâneos em Dança, oferecido pela UFBA.
Para informações mais detalhadas sobre a Escola de Dança da UFBA, acesse o site da Universidade no link http://www.danca.ufba.br/
(in http://pe360graus.globo.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário