segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Renascence brilha dançando Mary Mary, Fernando Iglesias, Renascer Praise e Kirk Franklin no 2. Abba Dance

No último sábado, dia 25 de agosto, o Teatro Nsa. Sra. Menina, no Pq. da Moóca, abrigou o 2. Abba Dance Festival, mostra competitiva de Dança Devocional Cristã. Com mais de uma dezena de grupos, representando diversas comunidades cristãs, a segunda edição do Abba Dance trouxe ao palco mais de cinquenta coreografias, em diversos estilos e distribuídas em várias categorias.

O grande destaque da noite foi o grupo Logos, da Igreja Renascer em Cristo Sede Internacional, com premiações em diversas categorias - uma delas foi o de melhor coreografia do evento. Com uma estrutura pautada pela seriedade e compromisso, o Ministério de Dança desta comunidade, há um bom tempo, vem mostrando que se pode conceber uma Dança Litúrgica ou Devocional com respeito à dignidade das Artes Rítmicas e à missão educativa e emancipatória que lhes torna expressões criativas tão especiais.

Único grupo independente a particar do festival, o Renascence apresentou três coreografias: "Um minuto", uma das peças de maior valor sentimental do grupo; "Deixe-me falar!", coreografia de 2006, antes intitulada "Renascence", e apelidada carinhosamente pelos alunos do Studio Arte Renascence como "Shout"; e "Luz", coreografia levada ao público pela primeira vez neste festival. Concebida sobre temas musicais de Fernando Iglesias e de Renascer Praise, "Luz" serviu de estréia para Nicole e Sarah, as duas mais novas integrantes do "ensemble".

O Renascence competiu com "Luz" e "Um minuto" na categoria Adoração Adulta, obtendo o Segundo Lugar (no momento da premiação não foi dito a qual coreografia se referia o prêmio). Com "Deixe-me falar!", o Renascence recebeu outro Segundo Lugar, agora, na categoria Estilo Livre Adulto, empatando com uma peça da Renascer Sede. Nesta composição, a Profa. Eli Ribeiro dançou, mostrando toda a sua verve e alegria de compartilhar com seus "artesãos da dança" do Studio, o momento sublime que constitui a encenação coreográfica.

Parabéns à Bruna, David, Flávia, Jacqueline, Nicole, Sarah, Walkyria e à Profa. Eli, pela coragem, ousadia, disposição e desejo de vencer, que fazem deles um grupo especial, que nos emociona, sem apelar para os sentimentos fáceis, que nos propõe reflexões, sem nos deixar encarcerados na secura cerebral.

Nenhum comentário: