quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Bailarina Clara Andermatt vai dirigir Workshop em Moscou

d'O Primeiro de Janeiro

A Bailarina e Coreógrafa portuguesa Clara Andermatt vai dirigir um “workshop” de composição coreográfica numa Escola de Dança de Moscou, de hoje (2 de agosto) a 4 de Agosto. “Estamos mais habituados a serem os russos a virem até cá ensinar-nos, mas neste caso funciona um pouco ao contrário, apesar de ser uma experiência enriquecedora tanto para eles como para mim”, disse a coreógrafa. O convite da Moscow Dance Summer School foi feito no ano passado através da embaixada de Portugal em Moscou, explicou a coreógrafa que afirmou estar “na expectativa e curiosa”.

Clara Andermatt vai trabalhar com alguns dos 500 bailarinos que frequentam aquela escola russa. “Irei fazer um laboratório de pesquisa e criação coreográfica, na base da improvisação. Irei desenvolver com os alunos uma linguagem própria e estimular algumas técnicas”, disse a coreógrafa.Clara Andermatt, 44 anos, estudou no London Studio Centre, e é diplomada pela Royal Academy of Dancing de Londres. Do seu currículo constam vários estágios em Inglaterra e nos Estados Unidos, onde foi convidada pelo professor Mervin Nelson para fazer um curso de teatro.

Bailarina da Companhia de Dança de Lisboa desde a sua fundação até 1988 e da companhia catalã de Ramon Oller de 1989 até 1991, quando fundou o seu próprio grupo. É regularmente convidada a apresentar criações suas para outras companhias bem como a leccionar. Ao longo da sua carreira Clara foi distinguida com vários prémios, entre eles, o The Best Student Award (1983), 1ª lugar no III Certamen Coreografico de Madrid (1989), menção honrosa do Prémio ACARTE/Madalena Perdigão (1992), Prémio Almada (1994), atribuído pelo Ministério da Cultura.

(in www.oprimeirodejaneiro.pt)

Nenhum comentário: