quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ajude o Planeta com seu Carro

por Adriana Bernardino

Curtir aquele friozinho com uma ótima companhia e um bom vinho fica cada vez mais raro. Segundo relatório da ministra do meio-ambiente, Marina Silva, na década de 1970 os dias frios representavam de 25% a 30% do total. Entre 2001 e 2002, essa representatividade caiu para 5% a 10%. Sejamos realistas: salvar o planeta com ações individuais parece até um pensamento megalomaníaco. Porém, ao relacionar o aquecimento às ações do homem nas últimas décadas, as Nações Unidas e a Organização Meteorológica Mundial evidenciaram a responsabilidade de cada um nas agressões à natureza. Para quixotescamente desacelerar o fenômeno climático, preparamos, com o time de Eco Eficiência do Banco Real, oito práticas diárias que, além de ajudar a salvar o planeta, serão ótimas para o seu bolso e bem-estar.

1 uso racional do carro: Esqueça-se de pegar o carro para ir à padaria, farmácia, casa do vizinho ou fazer pequenos trajetos. Além de não jogar poluentes na atmosfera, uma caminhada pode lhe render um corpinho atlético. Mantenha você e o planeta saudável!

2 ou mais check-ups: Amigo, não é balela: se você fizer manutenção preventiva, evitará não só riscos e gastos desnecessários como também diminuirá a emissão de substâncias poluentes, como o gás carbônico responsável pelo agravamento do efeito-estufa. Dinheiro não é desculpa: o site WebMotors oferece check-up gratuito. (...)
Vamos lá!

3 árvores para neutralizar: Há uma fórmula para calcular o tamanho do estrago que cada indivíduo tem causado à natureza, que leva em conta gastos de energia elétrica, gás, quilômetros rodados, lixo produzido, viagens de avião etc. Uma forma de compensar, segundo os especialistas, é plantando uma árvore, duas, três ou mais só para garantir. Escolha uma que encha seus olhos de poesia e semeie essa atitude em seu quintal, chácara ou qualquer solo fértil desta Terra.

4 pneus alinhados: Pneus lisos prejudicam o desempenho do veículo e, principalmente, a segurança dos ocupantes. Por isso, não deixe de checá-los. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. As conseqüências para o planeta podem ser relidas no item 2.

5 .pessoas de carona: Economia de dinheiro e combustível, oportunidade de relacionamento e menos poluição. Olha quanta coisa é possível com uma simples carona... Pesquise no trabalho, faculdade, academia, igreja ou outros ambientes que você freqüenta, amigos que morem próximo a sua casa. Dê o primeiro passo e ofereça carona. Serão de 2 a 4 quatro carros que você tirará das ruas!

6 por meia dúzia? Antes de comprar um veículo, leve em conta o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes do modelo em questão. Prefira um automóvel cuja concepção do motor seja moderna, e se possível opte por um flexível em combustível (roda com álcool, gasolina ou qualquer mistura deles). Assim você poderá rodar com álcool, biocombustível renovável que é um tipo de “auto-neutralizador”.

7 palmos abaixo da terra: - Barbaridade, mas tem muita gente que ainda joga seu lixo nas ruas. Lugar de lixo é no aterro sanitário ou na reciclagem. Os restos de alimentos que se come no carro e – eventualmente se arremessa pela janela – ao se decomporem geram o metano, um biogás capaz de agravar 27% mais o efeito estufa. Por isso, eles – e, claro, todos os tipo de lixo – têm tratamento especial nos aterros.

8 ou mais vezes de transporte coletivo: Essa é fácil, apesar do aperto, das sacoladas e do perfume coletivo. No dia do seu rodízio, desloque-se de transporte público. Pode ser a hora ideal para ler aquele livro que está empoeirando na estante ou ouvir uma boa música no pen drive. Outra opção é pegar carona (se você topou o item 5, já sabe a quem pedir) ou ir de bicicleta.

(in www.yahoo.com.br)

Nenhum comentário: