do Diário do Nordeste
Na quarta-feira, começa a sétima edição do Festival Nacional de Dança de Fortaleza (Fendafor 2007). Este ano, o evento reúne 19 companhias, vindas de todo o Brasil, além de outros 72 participantes, entre escolas, grupos e bailarinos. A programação do festival se estende, até 1º de julho, nos palcos do Theatro José de Alencar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Uma das principais atrações do evento é o bailarino e coreógrafo Marcelo Pereira, dono de um estilo que transforma a dança clássica em contemporânea. Natural de Recife, ele mora longe do Brasil há 24 anos. Primeiro passou 16 anos em Nova York, na Cia. Jennifer Muller, e, há oito anos vive na Suíça. O bailarino já é conhecido dos cearenses. No ano passado, ele esteve em Fortaleza estreando o Ballet “Gisele”, em uma versão moderna. Agora, Marcelo traz ao VII Fendafor uma nova versão de “Gisele” e estréia o Ballet “Carmem”, também em leitura moderna. A coreografia dos dois espetáculos é do próprio bailarino. Tanto em “Gisele” quanto em Carmem, ele dança ao lado da bailarina clássica Duda Braz. “Ela já esteve comigo aqui, no ano passado”, informa. Marcelo Pereira faz um bom casamento entre as danças clássicas e contemporâneas. “Nos dois espetáculos do Festival, a gente distorce os clássicos, apresentando versões mais modernas. Procuro seguir uma linguagem e uma técnica, mas colocando a história na minha versão”, explica. O bailarino também ministra duas oficinas no Festival: de Dança Contemporânea e de Pas de Deux Moderno.
Outra novidade do VII Fendafor é a presença do casal Mariana Zchoerper e Paulo Frazão, da escola brasileira do Bolshoi, que vai fazer um pas de deux. Durante o Festival, o coordenador do Bolshoi, Henrique Belini, e o professor Jair Morais promoverão uma seleção com bailarinos locais. No final, dois deles serão escolhidos para estudar na unidade brasileira da instituição, em Joinvile (SC), com direito a bolsa.
Para a noite de abertura estão previstos: Ballet Clássico com Toschie Kobayashi; Dança de Rua com Marcelo Cirino, que montou o primeiro curso de Dança de Rua do país; e Dança do Ventre com Carla Silveira, ganhadora da medalha de ouro em um festival de Dança em Nova York. Ela é a maior referência nacional em Dança do Ventre e criadora de uma metodologia didática para todos que desejam seguir os seus passos. Ao longo do Festival estão agendadas apresentações dos bailarinos clássicos André Valadão e Carla Amancio, do Teatro Municipal do Rio. Os dois fazem o encerramento do evento. Os pernambucanos Fábio Costa e Ana Gama também se apresentam no Festival e ministram uma oficina de Dança Contemporânea. Outras oficinas serão realizadas ao longo do Festival, como a de Toschie Kobayashi para bailarinos clássicos avançados; e de Adriana Salomão, de sapateado. A programação ainda inclui apresentações da bailarina clássica Ariádne Okuyama, vencedora do Festival de Dança de Joinvile; do fluminense Ramires Menezes, que ministra oficina de Jazz Afro; e do casal Fabiana Terra e Patrick Oliveira, vencedor do concurso “Dançando com as Estrelas” (SBT). Grupos de dança de outros estados também comparecem: Balé Jovem do Rio de Janeiro, Balé da Cidade de Teresina, Cia Clara Pinto (Belém), Cia Stacatto de Dança (São Paulo) e Cia Virttus (Teresina).
Pela primeira vez, o Fendafor realiza uma mostra competitiva, com 72 grupos inscritos de 16 Estados. A maioria é do Ceará, mas há grupos de Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A mostra competitiva é dividida em sete categorias: Clássica, Contemporânea, Estilo Livre, Jazz, Sapateado, Dança de Rua e Dança do Ventre. O Festival deste ano tem como tema “Responsabilidade social, aqui tem”. Segundo Jane Ruth, diretora do evento, desde a sua primeira edição, o Fendafor trabalha com este foco. “O Festival é descentralizado, vai à periferia, está presente em todas as regionais. À noite, disponibilizamos ônibus até os locais de apresentação. Também oferecemos 126 cursos ao longo do evento. Não é à toa que o Fendafor ganhou, em 2006, do Conselho Brasileiro da Dança, o prêmio de maior Festival em responsabilidade Social do Brasil”, orgulha-se. O Festival Nacional de Dança de Fortaleza, conforme Ruth, figura entre os maiores festivais do país, ao lado do de Joinvile (Santa Catarina), Passo de Arte (São Paulo), Campos do Jordão (São Paulo), Campina Grande (Paraíba) e Passo Fundo (Rio Grande do Sul).
(in http://diariodonordeste.com/materia.asp?Codigo=445953)
Serviço:Abertura do VII Fendafor, nesta quarta-feira, às 19h,
no Theatro José de Alencar.
O Festival estende-se até 1º de julho.
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Informações: (85) 3238.2631.
2 comentários:
Gostaria de lembrar que o grupo BAND DANÇA de Teresina também participou e foi destaque e classifido para São Paulo e somos de Teresina Piaui.
Gostaria de lembrar que o grupo BAND DANÇA de Teresina também participou e foi destaque e classificado para São Paulo e somos de Teresina Piaui.
Postar um comentário