quarta-feira, 7 de março de 2007

Projetos de Música, Teatro, Dança e Cinema inscrevem até 6 de Abril

do Jornal O Norte

Os amantes e realizadores da arte já podem comemorar: os projetos desenvolvidos pela Subsecretaria de Cultura do Governo do Estado nas áreas de música, teatro, dança e cinema já estão prontos para começar. Antes, a secretária Daniela Ribeiro anunciou a abertura do período de inscrição - de 12 de março a 6 de abril - para artistas e comunidades interessados em participar da Série Sivuca de Música, Paraíba em Cena e o projeto Cinema na Rua e na Escola.

Inicialmente, as inscrições dos projetos estarão sendo realizadas no Casarão dos Azulejos, localizado na Praça Dom Adauto, em João Pessoa. Maiores informações através dos telefones: 3218-4867 e 3218-4869.

O maior nome da música paraibana ganha uma justa homenagem no projeto Série Sivuca de Música. A principal característica desse projeto é a apresentação de duetos formados por artistas consagrados no Estado e novos talentos da música paraibana. Os interessados devem levar, no ato da inscrição, DVD ou CD, release do artista ou banda, fotos para divulgação e mapa de luz e palco, além de preencher uma ficha de inscrição.

“A idéia é circular pelas principais casas de espetáculo da Paraíba, a exemplo dos teatros Santa Roza, em João Pessoa, e Severino Cabral, em Campina Grande. Nosso objetivo é levar a nossa cultura para todas as regiões do Estado, promovendo intercâmbio entre artistas e grupos”, disse a secretária Daniela Ribeiro. As cidades do interior também estão incluídas na realização do projeto, a exemplo de Patos, Bananeiras, Cajazeiras, Areia, Alagoa Grande, Guarabira e Monteiro. Neste caso, onde não houver teatro, espaços alternativos estão sendo cotados para receber os músicos.

O projeto que contempla as áreas de teatro e dança, Paraíba em Cena, vai abranger os variados núcleos de produção, criando uma via de mão dupla entre a Capital e o alto sertão do Estado. Para atender a demanda que existe atualmente no segmento de cênicas, o projeto Paraíba em Cena vai incluir a realização de oficinas e debates que mobilize diretores, atores, bailarinos e coreógrafos dos grupos visitantes, junto aos integrantes do movimento cênico existentes na cidade visitada.

Para Daniela, esse intercâmbio é extremamente importante para valorização do artista da terra. Por isso o projeto não vai se restringir apenas às cidades de João Pessoa e Campina Grande, mas chegarão aos municípios de Guarabira, Cajazeiras, Areia, Alagoa Grande, Cabedelo e Monteiro. No ato da inscrição, o grupo ou artista também deve entregar os documentos citados anteriormente.

Escolas estaduais e líderes comunitários também podem procurar a Subsecretaria de Cultura para inscrever a sua unidade de ensino ou a sua comunidade nos projetos Cinema na Rua e Cinema na Escola, que acontece em parceria com o Sesc. Além de filmes paraibanos, películas nacionais em 16mm serão exibidas nas escolas e ruas da Capital e de cidades do interior, acompanhadas por técnicos da Subsecretaria, que irão debater assuntos relacionados às temáticas dos filmes.

Outra ação desenvolvida pela Subsecretaria é o projeto Cultura no Centro, já em sua terceira etapa. Aqui, os transeuntes de João Pessoa e Campina Grande se deparam com as diversas manifestações artísticas ao circularem pelo Centro das cidades. Peças teatrais, espetáculos de dança, exibição de filmes e shows com artistas locais são algumas das atrações do Cultura no Ponto.

Daniela Ribeiro também deve anunciar outros projetos até o final desse mês, a exemplo do 1º Salão Estadual de Artes Plásticas, com data a ser definida, e o Encontro Nacional de Rappers e Repentistas, considerado por ela o grande evento da sua gestão. O Encontro vai reunir tribos de Hip Hop, emboladores, cordelistas, repentiistas e a cultura popular de modo geral em Campina Grande, no mês de outubro, com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil. (As informações são da Assessoria Subsecretaria de Cultura do Governo do Estado)
(in www.jornalonorte.com.br/noticias)

Nenhum comentário: