segunda-feira, 19 de março de 2007

A Arte Sacra na Expressão Corporal

por Walter L. Berner

(Gn 1, 26-28) Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os animais selvagens e todos os répteis que se arrastam sobre a terra". Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra".

O corpo humano é em síntese o "santuário do Espírito Santo", portanto "morada de Deus", e somos responsáveis por este "corpo" para que ele esteja pronto para a glória de Deus. E neste sentido, a expressão corporal se faz através de corpo são. Como diz a máxima olímpica? "mente sã em corpo são".


(1Co 6,20) "Glorificai, pois, a Deus em vosso corpo". Não só esta máxima mostra a importância da "sanidade" corporal, mas aos que desejam ler sobre diferentes funções do corpo, recomendo uma "vista de olhos" no livro "Corpo, Território do Sagrado" de Evaristo E. Miranda, Edit.Loyola. Um verdadeiro giro pelos campos do corpo enquanto visão do Sagrado.

Entendo que a exemplo de muitas pessoas que integram os episódios da Bíblia, a expressão corporal em suas diversas possibilidades é mais um meio de louvor ao Trino Deus, quer seja na postura arrogante ou humilde (Lc 18, 9-14 "o fariseu e o publicano"); quer seja em silêncio e mãos unidas para a oração, quer seja de braços abertos em louvor, adoração ou petição.

(Lc 11,35) "Cuida, pois, que a luz que está em ti não seja escuridão. Porque, se todo o corpo estiver iluminado e não houver parte escura, todo ele brilhará como uma lâmpada, quando te ilumina de vivo esplendor".


Prostrar-se, ajoelhar-se, abraçar um irmão durante um Culto, bater palmas, expressar alegria (principalmente na Comunhão da Ceia do Senhor!), são entre tantas outras manifestações um gesto de "estar de bem com a vida", estar de bem e coerente com Deus. E como é bom quando uma pessoa triste ou depressiva recebe o gesto caloroso de um abraço amigo...Não é? Lembram dos "Médicos da alegria" (...)?

Assim também no teatro (a dramaticidade), na formação de um Coral, na impostação quando da prédica, nas apresentações (ingênuas) das crianças durante a Liturgia, enfim, não vejo limites da expressão corporal quer inserido no Culto ou em outros momentos, desde que, a exemplo das colocações anteriores que diferenciam a arte sacra da arte religiosa, também aqui toda atitude seja para honra e glória de Deus. Esta é a essência!

Expressão através do Teatro

Esta é a maneira mais antiga de que o ser humano faz uso para "representar" e contar estórias e histórias, parábolas e contos, que enriquecem a mensagem quer profana ou bíblica. Evangelísticamente sem dúvida é um recurso pedagógico sem precedentes para o ensino. Não que Jesus tenha usado deste recurso para sua pedagogia, mas deixou para a humanidade um grande número de parábolas e exemplos que abrilhantam quaisquer simpatizantes de roteiros teatrais. Mormente se esta "releitura" se faz em favor da missão evangelizadora.

Nenhum comentário: