terça-feira, 14 de novembro de 2006

Renascence dança Kirk Franklin em MUDANÇAS

Quem não viu a apresentação que o Renascence fez durante a mostra competitiva do III Fest Dance, no último dia 4, terá nova chance para conferir o atual estágio do ensemble do Studio Arte Renascence em Dezembro. O grupo dançará uma peça coreográfica premiada neste festival no aguardado MUDANÇAS, o espetáculo de encerramento dos trabalhos desenvolvidos no Studio Arte Renascence em 2006.

Criação de Eli Ribeiro, sobre Let it go!, canção composta e gravada por um dos mais célebres nomes da cena musical gospel norte-americana, a coreografia que leva o mesmo nome do sexteto é um belíssimo "poema de lamento" em Estilo Livre. Tal como o tema de Kirk Franklin, a peça apresenta um rítimo perturbador. A voz do intérprete, carregada de seca amargura, vai sendo moldada pelos movimentos dos bailarinos, narrando o misto de angústia e perplexidade de um homem à beira da exaustão espiritual, após tantos embates com forças e momentos cujo o horror é incapaz de, seguidamente, suportar.

Alternando velocidades rítimicas distintas, os bailarinos concentram-se, ora em núcleos antagônicos, como se cada um desejasse impor-se aos outros, ora num todo, concebendo o mesmo movimento, mas em tempos diversos, formando-se assim um marcante contraste de expressividade terrível.

O Jazz "contemporaneizado" do Renascence, buscando nas mais diversas fontes da expressão rítimica modena um estilo inovador, porém despretensioso, tem mostrado em suas últimas apresentações uma personalidade coreográfica e uma maturidade cênica que prometem grandes guinadas artísticas para os próximos anos.

Nenhum comentário: